Preço do boi gordo sobe 52% em 10 anos

Esse movimento de alta acontece devido às mudanças no perfil de produção do Brasil, como por exemplo, a redução na idade do abate dos animais

Fonte: ABCCAN

Após acumular baixa de 1,7% em outubro, o indicador Esalq/BM&FBovespa do boi esteve firme no correr de novembro. Na parcial deste mês (até o dia 29), o preço registrou alta de 2,42%, fechando a R$ 143,75 nesta quarta-feira, 29.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a menor oferta de animais vem sustentando as cotações da arroba.

Em alguns dias do mês, os valores oscilaram devido à entrada e saída de agentes no mercado e aos diferentes volumes de lotes negociados ocasionaram ligeiras oscilações de preços.

Entre 2006 e 2016, o indicador Esalq/BM&FBovespa do boi gordo registrou aumento real de 52% – os valores foram deflacionados pelo IGP-DI de outubro/17.

Esse movimento de alta está relacionado a diversos fatores, como as mudanças no perfil de produção do pecuarista brasileiro – uma importante alteração no sistema de produção nestes últimos anos foi a redução na idade do abate dos animais.