Preço da carne bovina registra alta consistente em outubro

Em São Paulo, os cortes sem osso subiram 1% nas indústrias e nas gôndolas dos açougues e supermercados

Há muito tempo, as pesquisas semanais da Scot Consultoria sobre o preço da carne não detectavam repasses integrais do varejo ao consumidor. Nesta semana, em São Paulo, os cortes sem osso subiram 1% nas indústrias e nas gôndolas dos açougues e supermercados. Segundo a consultoria, isso indica que houve resposta positiva do consumo e as valorizações no atacado não se basearam apenas em expectativas, como vinha ocorrendo quase sempre nos períodos que antecediam o pagamento de salário em 2017.

Os analistas têm observado semanalmente, até agora, os preços da carne no segundo semestre se manterem em trajetória de alta. Esse é o comportamento que abre espaço para valorizações sazonais no mercado do boi gordo.

As margens das indústrias, gradualmente, têm se recuperado, depois de terem passado por forte recuo desde agosto. É importante lembrar, porém, que o frigorífico vende hoje a carne por preços 7,0% menores que no começo de outubro de 2016. “Ou seja, a recuperação do cenário aparentemente ocorre, mas é preciso cautela, conter o excesso de otimismo e perceber que o impacto da crise ainda não foi dissipado completamente no mercado”, recomenda a consultoria.