MT: pressão para baixo na arroba do boi deve diminuir

Segundo a Acrimat, a queda do confinamento e aumento no abate colaboram para maior firmeza nos preços

Fonte: divulgação

A pressão para baixo no preço da arroba do boi gordo em Mato Grosso deve ser menor a partir de agora, com a possibilidade de recuperação no médio prazo, disse o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco de Sales Manzi, durante seminário realizado na manhã desta terça-feira, dia 16, em São Paulo, pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e a Agroconsult. A cotação média da arroba no Estado na semana passada foi de R$ 131,04, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), alta de 0,25% em relação à semana anterior.

Manzi citou dois indicadores que apontam para um viés de firmeza dos preços. Um deles é a queda da intenção de confinamento no Estado, que despencou este ano por causa do aumento dos custos de produção. Na segunda, a Acrimat divulgou seu levantamento sobre a atividade. A intenção de confinamento em Mato Grosso caiu 32,9%, de 755,4 mil cabeças projetadas em abril para 506,6 mil em julho, o menor índice registrado nos últimos três anos.

Outro ponto levantado pelo dirigente é o abate realizado no Estado no mês passado, que atingiu cerca de 430 mil bovinos, maior volume desde janeiro de 2015, segundo o Imea, com base nos dados estatísticos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). Ambos os dados apontam para uma drástica redução da oferta de animais prontos para o abate ao longo do segundo semestre.