Produtores de carnes e governo devem se reunir para discutir regras trabalhistas

Entraves que prejudicam o setor devem ser discutidos em reunião entre ministro do trabalho e indústrias exportadoras 

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB-RS), deve se reunir com a agroindústria produtora e exportadora de carnes, provavelmente em 11 de novembro, para discutir as “angústias do setor”, afirmou, nesta terça, dia 25, o presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra. Ele participa nesta data, em São Paulo, com representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), do lançamento de uma série de vídeos sobre segurança no trabalho, voltada à indústria frigorífica (bovina, aves e suínos), intitulada “Série 100% Seguro”.

Turra afirmou que há entraves, se referindo à área trabalhista, que prejudicam o setor. “O ministro disse que tem muito interesse em nos ouvir porque o setor é diferenciado”, disse Turra, lembrando que uma reforma trabalhista deve ser estudada pelo governo de Michel Temer no próximo ano.

Em relação aos vídeos, feitos em uma parceria entre ABPA, Abiec e Sesi, Turra afirmou que um dos motivos é investir mais na qualidade da indústria. “A sociedade nos vê como destruidores de seres humanos e, às vezes, não fazemos nossa autodefesa para mostrar que melhoramos”, disse. São 50 programas que tratam de questões variadas sobre a segurança no trabalho do setor frigorífico, como, por exemplo, manipulação de facas, para reduzir o número de acidentes e de doenças ocupacionais. Os vídeos serão distribuídos por meio de e-mails, ações de marketing, divulgação em sites de associações, sindicatos e outros.