Proibir transporte de animais vivos em Santos pode afetar tragicamente setor, diz Assocon

Após ser aprovado pela Câmara Municipal, projeto precisa ser sancionado pelo prefeito Alexandre Barbosa

Fonte: Karlos Geromy/Secap

A Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon) se manifestou contra o projeto de lei que proíbe o transporte de animais vivos através do porto de Santos (SP) e pediu o veto do prefeito da cidade, Alexandre Barbosa. A entidade ressalta que decisões como essa podem afetar de maneira trágica a carne bovina brasileira e causar prejuízos consistente à atividade.

A Câmara Municipal de Santos (SP) aprovou o projeto na segunda, dia 26. Na ocasião, o autor do projeto, vereador Benedito Furtado (PSB), classificou o embarque de 27 mil bois, que aconteceu em fevereiro, como um episódio grotesco. 

A entidade afirma, em nota, que a decisão foi tomada sem contemplar a devida consulta técnica ao setor pecuário, que “é extremamente preocupado com o conforto e o bem estar animal e segue todos os parâmetros da legislação em vigor e da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE)”, diz.

O Brasil exporta cerca de 600 mil bois vivos por ano, cujo destino são países com restrições religiosas sem estrutura para importar carne congelada. “Nesse sentido, nosso papel é importantíssimo no fornecimento de proteína animal para o mundo”, destaca a Assocon.