Queda no poder de compra do recriador diminui aquisição de animais

A relação de troca entre arrobas de boi gordo e bezerro desmamado aumentou 1,8%, segundo a Scot Consultoria

Fonte: Ana Terra Dantas/Embrapa

O mercado de reposição está com dificuldade para ganhar ritmo e o cenário de lentidão se arrasta há semanas. Segundo a Scot Consultoria, no balanço geral, na média de todas as categorias e estados pesquisados, as cotações  fecharam com queda de 0,1% frente ao levantamento da última semana.

Com as cotações de reposição sem variações e a arroba do boi gordo caindo, o poder de compra do recriador diminuiu.

Tomando como base a praça de São Paulo, comparando as cotações de março até o momento, a arroba do boi gordo caiu 2,4%. Já a cotação do bezerro de desmama não teve alterações.

Diante disso a relação de troca entre arrobas de boi gordo e bezerro desmamado aumentou 1,8% considerando a média do mesmo período. Atualmente são necessárias 8,14 arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro desmamado em São Paulo. Esse fator diminui o ímpeto dos compradores e o mercado não ganha movimentação.

Além disso, do outro lado, ainda com respaldo da qualidade das pastagens, os vendedores endurecem as negociações e não entregam os animais a preços menores.

Entretanto, em algumas regiões a ausência de chuvas já começa a refletir na qualidade das pastagens e, no curto prazo, isso pode fazer com que os vendedores se lancem aos negócios com menor resistência. Fato que pode pressionar as cotações.