Reposição: aumenta a procura por animais mais velhos

De acordo com a Scot Consultoria, a demanda por categorias mais eradas acontece para o pecuarista poder girar o estoque de forma mais rápida

Fonte: Divulgação/Embrapa

A falta de uma tendência definida no curto prazo para a pecuária tem afastado os recriadores das compras. As pastagens ainda com baixa capacidade de suporte, em função do período seco, também diminuem os negócios.

De acordo com a Scot Consultoria, quando há negociações, o que se observa é uma maior procura por animais de categorias mais eradas, de idade um pouco mais avançada para a reposição, para girarem o estoque de forma mais rápida.

Diante desse cenário de pouca atratividade as cotações estão praticamente estáveis. No balanço de todas as categorias de machos e fêmeas anelorados, houve alta de 0,1% nos últimos sete dias.

No acumulado do mês, houve ligeira desvalorização, de 0,2%. Estes números são bem diferentes daqueles observados em agosto e setembro, que somados tiveram valorização de 5,5%. Lembrando que estas altas para a reposição, em agosto e setembro, foram puxadas pelo mercado do boi gordo, que teve forte valorização no período.

Para o curto prazo fica a expectativa de como a arroba do boi gordo irá se comportar neste último bimestre do ano. Segundo a consultoria, se houver firmeza nas cotações do mercado do boi gordo, a tendência é de que os compradores saiam com mais afinco a procura por animais de reposição, fato que poderá dar sustentação às cotações.