Semente incrustada melhora formação do pasto e reduz custo

Segundo o pecuarista que usou a técnica, o consumo de sementes por hectare caiu quase pela metade, o pasto ficou regular, além da menor incidência de pragas e plantas invasoras

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

A incrustação é um tipo de revestimento sobre as sementes que melhora a plantabilidade e aumenta a proteção do insumo. Apesar de já ser bastante difundida entre outras culturas como de hortaliças e tabaco, agora ela está fazendo sucesso entre os pecuaristas, com o incrustação de sementes de pastagens.

Segundo especialistas este revestimento não melhora a qualidade da semente e a escolha por um insumo com melhor germinação e vigor é sempre recomendada.

Optar por sementes de forrageiras incrustadas foi a escolha do pecuarista Gilberto Raimundo Almeida, de Itapé, na Bahia. Tentando melhorar a formação de de seus 150 hectares de pastagens, que abrigam 300 animais para engorda, há seis meses, resolveu apostar na tecnologia de incrustação para forrageiras, da empresa Barenbrug.

A reforma da pastagem foi realizada inicialmente em 10 hectares da fazenda de Almeida e os resultados do pasto com 40 dias surpreenderam o pecuarista. “A pastagem está bastante uniforme, além disso, não tivemos problemas com ataque de insetos ou formigas, que são comuns na região”, conta ele ao ressaltar que também possui defensivos incorporados as sementes, que se tornam mais resistentes.

As sementes convencionais, em sua maioria, são misturadas com palha e outros materiais. Essa heterogeneidade dificulta o plantio mecanizado já que o movimento da plantadeira promove uma separação dos materiais de acordo com a densidade.

O resultado é um plantio desuniforme que abre espaço para surgimento de invasoras e atrasa a entrada dos animais para o primeiro pastejo.Já o padrão de incrustação na cor amarelo-ouro Barenbrug possibilita uma rápida identificação das sementes distribuídas na área através do contraste com o solo, permitindo realizar um adequado controle do plantio e eventual repasse em áreas mal cobertas durante a semeadura.

Na fazenda de Almeida, a expectativa é de expandir a reforma da pastagem com sementes incrustadas, possibilitando que o gado apresente melhor resultado de engorda. E nos 10 hectares já implantados, a redução dos custos foi outro grande destaque. “Geralmente utilizamos de 15 a 20 quilos para cobrir 1 hectare, usando a semente revestida conseguimos formar a mesma área com um saco de 10 kg de semente. É uma demonstração ótima em termos de custo, já que o rendimento do produto foi superior e a formação da pastagem também”, diz Almeida.

Segundo o supervisor de vendas da Barenbrug, Caio Real Simões, a empresa é uma das poucas que investe em programas de melhoramentos genéticos de forrageiras no País, com campos de avaliações nas principais regiões agropecuárias do Brasil. O objetivo é desenvolver soluções locais para os diferentes problemas enfrentados pelos produtores.

“Com alto padrão de qualidade e uniformidade, as sementes Barenbrug são oferecidas no mercado com índice de pureza elevadíssimo, superiores a 95%. Isso é possível devido aos processos sofisticados e equipamentos desenhados exclusivamente para trabalhar com sementes forrageiras”, ressalta Simões.