Termina dia 30 segunda etapa de vacinação de bovinos contra aftosa

Apenas nos Estados de Roraima e Rondônia, a campanha já foi finalizada e Santa Catarina está fora do calendário por ser zona livre sem vacinaçãoA segunda etapa da campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa de 2014, conduzida pelo Ministério da Agricultura (Mapa), termina, na maioria dos Estados, no dia 30 de novembro. 

A meta é vacinar aproximadamente 150 milhões de cabeças de gado. 

Em 14 Estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e São Paulo, a vacinação deve ser feita em todo o rebanho de bovinos e bubalinos. Nos Estados de Roraima e Rondônia, a campanha já foi finalizada.

Na Bahia, em Goiás, em Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Sergipe e no Distrito Federal, a vacinação deve ser feita nos animais com idade abaixo de 24 meses. No Amapá, está sendo realizada a primeira vacinação anual de todo o rebanho. Apenas o Estado de Santa Catarina não está inserido no calendário, por já ser reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação, informa o Mapa.

Após a vacinação, o produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial, para comprovar a imunização do rebanho. Os serviços veterinários estaduais têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério o relatório das atividades da campanha de vacinação contra a doença.