Valorização da arroba do boi deve ser limitada até o fim do ano

Segundo ABCZ, níveis atuais já estão muito bons e crise não deve favorecer expansão no mercado interno

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Cláudio Paranhos, avaliou nesta terça, dia 18, que a arroba do boi gordo não deve registrar grandes valorizações até o fim do ano. Paranhos participa da 8ª edição da ExpoGenética, em Minas Gerais.

– Os níveis atuais já estão muito bons. Se houver algum aumento de preço será devido a alguma pressão de mercado externo, com avanço de vendas para algum país. Com a crise, o mercado interno não está ampliando demanda – disse Paranhos.

Ele informou que a ABCZ só está esperando a efetiva abertura do mercado dos Estados Unidos para a carne bovina brasileira in natura para dar entrada a um pedido de início de comércio bilateral de material genético bovino. 

– Resolvemos tratar os dois assuntos como processos diferentes. Estamos prontos, mas vamos aguardar – declarou.

ExpoGenética

Até o próximo domingo, dia 23, a ABCZ realiza o 9º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas e a 8ª edição da ExpoGenética, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A expectativa é de aumento de 15% a 20% no faturamento com os nove leilões a serem realizados neste ano.

No parque, há a presença de 800 animais. Na edição passada, cerca de 500 animais foram expostos e os seis leilões realizados movimentaram R$ 11,130 milhões.

O tema deste ano trata de avanços na pecuária zebuína relacionados à produtividade, genômica e sustentabilidade. Dentro disto, Paranhos destacou o lançamento conjunto dos sumários de touros de cinco programas de melhoramento genético: do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ); do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA); da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP); do Paint e do Geneplus; e o lançamento do MBA em parceria com o Cepea e a Faculdades Associadas de Uberaba de gestão para o agronegócio.

– Além disso, o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) terá sua maior edição, com 87 touros jovens candidatos nesta sexta bateria, entre os quais serão selecionados de 12 a 15 animais que terão a genética disseminada para os 227 rebanhos colaboradores em todo o país – explicou Paranhos.

Desde o início do PNAT, há seis anos, já foram distribuídas 35 mil doses de sêmen gratuitamente para rebanhos colaboradores de 18 estados.