Governo quer plano nacional de desenvolvimento para o café

O plano fará um diagnóstico, desde as boas práticas do setor, estudos sobre como melhorar a produtividade, passando pelo uso da tecnologia e do marketing 

Fonte: Wenderson Araujo/CNA

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, esteve presente na Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), realizada até a quinta-feira em Araguari, no Triângulo Mineiro.

Novacki disse que propôs ao Conselho Nacional do Café (CNC) um plano nacional de desenvolvimento “semelhante ao estabelecido para a fruticultura, visando uma maior participação no mercado internacional para que possamos retomar um espaço que foi perdido.”

Segundo Novacki, o plano fará um diagnóstico, desde as boas práticas do setor, estudos sobre como melhorar a produtividade, passando pelo uso da tecnologia e do marketing (como vender nosso produto lá fora, abrindo novos mercados internacionais). “Depois desse diagnóstico preciso, atacaremos a todos àqueles pontos onde for necessário, para que o desenvolvimento do setor seja pleno. Então o desafio foi colocado, e apresento esta proposta a todos vocês. Queremos também fazer um plano nacional de desenvolvimento do café e o Mapa está à disposição de todos para isso”, afirmou.