Acre vai plantar mais 800 hectares em 2015

Programa de incentivo à cultura no Estado quer chegar a 4 mil hectares em 2018, para atingir a autossuficiência na culturaO programa de fortalecimento da cafeicultura no Acre vai estimular o plantio de 800 hectares de café no início do ano que vem. Até o começo de janeiro, serão distribuídas 1,2 milhão de mudas de café conilon a produtores do Estado. 

Na primeira fase do projeto, iniciada em outubro de 2013, foram entregues 380 mil mudas, para plantio em 220 hectares. A meta do programa, conduzido pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, é chegar a 4 mil hectares de cafezais em 2018, quando o Acre atingiria a autossuficiência na cultura.

Segundo o coordenador do programa, o engenheiro agrônomo Rômulo Brando, as mudas plantadas em janeiro de 2014 já estão dando sua primeira safra, com um ano de antecedência em relação aos Estados do Sudeste do país. 

– É resultado da diferença do solo e do clima – afirma Brando.

O programa de fomento à cafeicultura também beneficiou os viveiristas do Estado, como Sérgio Mendonça. Suas instalações permitem a produção anual de 350 mil mudas de café, mas podem ser ampliadas para produzir 1,8 milhão.