Baixa oferta de café pode limitar exportação da safra

Foram embarcadas 19,84 milhões de sacas de 60 quilos, 0,34% a menos que em igual período da temporada anterior

Fonte: Pixabay/Divulgação

Com a menor produção de café na temporada 2015/2016, a exportação de grãos verdes deve ser menor que a da safra passada, quando o Brasil atingiu seu recorde de 33,05 milhões de sacas embarcadas, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O levantamento mostra que de julho de 2015 a janeiro de 2016, o volume foi semelhante, mas, nos próximos meses, a dificuldade na formação de lotes de grãos mais finos pode reduzir os embarques até junho. Em janeiro, a queda já foi significativa. Além da menor produção nacional, o retorno do Vietnã ao mercado exportador de robusta também tem influenciado na diminuição dos embarques brasileiros desta variedade.

Segundo dados do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), na parcial da safra, foram 19,84 milhões de sacas de 60 kg de grãos verdes (arábica e robusta), apenas 0,34% a menos que em igual período da temporada anterior. Na análise por variedade, observa-se que o volume de arábica aumenta 3,3%, mas o de robusta está 24,6% menor.