Café: relação entre estoque e consumo é mais crítica que em 2015/2016, diz consultoria

Queda na previsão de produção agrava a situação de aperto na oferta do grão nesta temporada, de acordo com a Safras & Mercado

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rual

A revisão para baixo na estimativa de produção da safra de café do Brasil agrava a situação de aperto na oferta na temporada 2017/2018, afirma a consultoria Safras & Mercado. A previsão é de que, com isso, a relação entre estoque e consumo seja de 14%, a mais crítica que a enfrentada na temporada 2015/2016, quando a relação ficou em 18%. 

Segundo o analista Gil Barabach, a queda na produção terá reflexo também nas exportações do país. De acordo com a consultoria, as exportações de café verde, solúvel e torrado moído do Brasil devem totalizar 30,5 milhões de sacas em 2017/2018, o que corresponde a um decréscimo de 8% em relação ao que foi embarcado ao longo da temporada anterior. Por outro lado, o consumo interno deve crescer 3%, alcançando 21,8 milhões de sacas. 
 
Apesar do ajuste para baixo no fluxo externo, os estoques devem cair a 3,17 milhões de sacas ao final de junho de 2018, volume 37% abaixo na comparação 
com junho de 2017.

“Assim, a relação estoque-consumo cairá para perigosos 14%, o que revela uma situação de risco no abastecimento e traz preocupação ao comprador local”, diz Barabach. 
 
Os sinais positivos do consumo interno, depois de algumas temporadas arrastadas por causa da grave crise econômica, ajudam a explicar a agressividade da indústria, afirma o analista. “E isso mexeu fortemente com os preços relativos aqui no Brasil”.