Cafés mais fortes do mundo têm 200% mais cafeína do que o normal

Marcas internacionais apostam na alta presença da substância estimulante para criar um diferencial de vendas

Fonte: Instagram/montagem

Primeiro, veio o café “Desejo de Morte”. Depois, o “Insônia Negra”. O que esses dois produtos têm em comum – além dos nomes assustadores – é o fato de apresentarem muito mais cafeína do que os cafés comuns.

Por conta disso, tanto o americano Death Wish Coffee quanto o sul-africano Black Insomnia (que são seus nomes originais, em inglês) reivindicam o título de “café mais forte do mundo”. Uma xícara com cerca de 350 mililitros dessas bebidas poderosas apresenta cerca de 700 miligramas de cafeína, o que seria um teor 200% superior ao de cafés convencionais.

A aposta desses produtos é convencer os consumidores de que, com uma única xícara, é possível se manter desperto e alerta ao longo de todo o dia. Mas é bom que se diga que a quantidade segura de ingestão diária de cafeína para uma pessoa adulta é de perto de 400 miligramas. Ou seja, meia xícara desses cafés super fortes já conteria quase toda a cafeína recomendável para um único dia.

O site do Death Wish informa que os grãos utilizados para compor seu blend são provenientes geralmente da Índia e do Peru. A maior porção seria de grãos do tipo arábica, mas também há robusta na composição, segundo o fabricante, para adicionar mais sabor e cafeína ao produto. O tipo de torra também colaboraria para acentuar a presença da substância.

Quanto ao Black Insomnia, o site diz que fazem parte do blend grãos provenientes do Equador, da Guatemala, de Ruanda e… do Brasil! O portal não informa qual o tipo de grão utilizado, mas acredita-se que o robusta prevaleça.

Além dessas duas marcas, já há pelo menos mais uma dezena de outros produtos disputando mercado com o marketing calcado no exagero de cafeína. Mas a briga para saber qual é o café mais forte do mundo não parece estar tirando o sono de nenhum dos fabricantes: uma embalagem de menos de meio quilo de café torrado e moído, tanto do Black Insomnia quanto do Death Wish, é vendida pela internet pelo equivalente a R$ 63.

As marcas também comercializam café em cápsulas, bebidas prontas e outros produtos com seus logotipos, como canecas, bonés e camisetas.