Colheita do café continua, mesmo com frio intenso

A expectativa é que o trabalho de campo se intensifique nos próximos dias, caso novas chuvas não interrompam as atividades

Fonte: IAPAR

Apesar do frio intenso nas lavouras de café arábica do norte do Paraná, São Paulo e sul de Minas nos últimos dias, a colheita da temporada 17/18 segue sem problemas. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), apenas algumas áreas produtoras foram atingidas por geadas e a produção nacional não deve ser prejudicada.

De acordo com os pesquisadores do órgão, a expectativa é que o trabalho de campo se intensifique nos próximos dias, caso novas chuvas não interrompam as atividades. Em relação aos preços no mercado interno, a negociação segue lenta, já que muitos produtores estão concentrados na colheita.

Conilon
Já para o café conilon os trabalhos nas lavouras estão mais avançados no Espírito Santo e em Rondônia, com 50% e 90% das áreas colhidas, respectivamente. Mesmo com a maior oferta de robusta, devido ao avanço dos trabalhos no campo, as negociações no físico continuam lentas por conta da retração de vendedores e compradores. Neste cenário, as cotações seguem em queda.