Há 40 dias sem chuvas, produtividade do café na Alta Mogiana poderá cair 20% em 2018

A Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) indica que a região ainda não teve abertura de floradas

Fonte: Reprodução/Canal Rural

A safra de café arábica de 2018 na área de atuação da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), na região conhecida como Alta Mogiana, no sudeste do estado de São Paulo, deverá ter uma perda na produtividade entre 5% e 20%.

Segundo o gerente de comercialização da empresa, Jandir de Castro, a região está há mais de 40 dias sem chuvas e, por isso, ainda não teve abertura de floradas. Esse quadro de estiagem já está comprometendo a safra do próximo ano.

“Há previsão de chuvas para o final deste mês, a partir do dia 26. Mas isso não garante que as floradas irão abrir e muito menos que irão vingar. A pinha, região da planta onde a flor vai se desenvolver, está cozinhando neste momento devido à falta de chuvas e também às altas temperaturas que estão sendo registradas. Com isso, aumentam as chances da florada não vingar”, informou.

 A região produziu cerca de 1,6 milhão de sacas de café em 2017, com estimativas de crescimento para o ano que vem, devido ao ciclo bianual do cafeeiro. No entanto, essas perspectivas estão piorando a cada dia que passa sem chuva.