Expectativa de boa produção para o café faz preço cair quase 4%

As cotações também têm sido influenciadas pela queda na bolsa internacional, que estão atreladas à aproximação da colheita do conilon no Vietnã

Fonte: Fabiano de Souza/Arquivo Pessoal

A retração de dos produtores rurais no mercado cafeeiro foi intensificada na semana passada, principalmente devido ao feriado de finados, no dia 2. Insatisfeitos com os preços no físico, muitos vendedores voltam suas atenções às lavouras.

Já os compradores reduziram suas aquisições. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as indústrias estão atentas aos estoques confortáveis nos países consumidores e à perspectiva de uma boa safra no ciclo 2018/2019.  

Nesse cenário, o indicador Cepea/Esalq do café arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 449,09 a saca nesta terça-feira, 7,  queda de 0,46% em relação à terça anterior.

Quanto ao conilon, estimativas de boa produção para a safra 2018/2019 também têm diminuído o ritmo de negociação, pressionando as cotações no mercado físico. Os preços da variedade também têm sido influenciados pelas quedas externas, que, por sua vez, estão atreladas à aproximação da colheita no Vietnã.

Nesta terça-feira, o indicador Cepea/Esalq do robusta tipo 6 peneira 13 fechou a R$ 357,90 a saca, forte queda de 3,97% em relação à terça anterior.