Nova variedade de café resistente à seca chega ao mercado

Além dessa tecnologia tolerante à estiagem, o Incaper também vai lançar uma nova técnica para a multiplicação rápida de cultivares clonais melhoradas

Fonte: Cleverson Beje

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), está preparando o lançamento de duas novas tecnologias em café conilon. Tratam-se da ‘Marilândia ES8143’, a nova cultivar clonal de café tolerante à seca para o Espírito Santo; e do Jardim Clonal Superadensado de Café Conilon, uma nova técnica para a multiplicação rápida de cultivares clonais melhoradas.

De acordo com a entidade, as tecnologias são lançadas num momento bastante oportuno, já que o estado ainda vive os reflexos de uma longa estiagem, e uma alternativa para reduzir os danos causados pela falta d’água é o desenvolvimento de plantas tolerantes ao estresse hídrico ou mais eficientes no uso da água.

“O sucesso na utilização de uma cultivar clonal melhorada está estreitamente associado à produção de mudas de qualidade e, para disponibilizá-las aos cafeicultores capixabas, desenvolvemos uma técnica que permite a multiplicação rápida das cultivares melhoradas”, explicou o Incaper.

As tecnologias se encaixam no atual momento pois ajudam a minimizar um efeito desastroso: a seca causou a perda de mais de 50% da produção do estado. “Elas são a maior resposta que a pesquisa do Incaper poderia dar: oferecer mais segurança e promover mais sustentabilidade à principal atividade agrícola do Espírito Santo”, disse Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura.

O lançamento das tecnologias está marcado para a próxima sexta-feira, dia 17.

Conheça algumas das principais características de cada cultivar:

Marilândia ES8143
– Cultivar tolerante à seca formada por 12 clones
– Qualidade superior de bebida
– Alto vigor vegetativo
– Moderada resistência à ferrugem
– Baixo índice de desfolhamento em condições de déficit hídrico
– Maturação uniforme dos frutos

Jardim Clonal Superadensado de Café Conilon
– Produção de grande número de estacas em área reduzida
– Redução do tempo para a produção das estacas (antecipando em mais de um ano a disponibilização das estacas aos cafeicultores)
– Estabilização da produção de estacas
– Aumento da produção de estacas em menos espaço de tempo
– Maior uniformidade das hastes
– Facilita manejo e tratos culturais, o que reduz o custo de manutenção do jardim clonal