Oferta apertada de café deve sustentar preços em 2015

Mercado deve apresentar cotações firmes, com alta volatilidade, até o fim da colheitaO diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herskowicz, declarou nesta quinta-feira, 30, que é preocupante a situação de oferta do café neste ano. Segundo ele, a disponibilidade do produto é justa em relação à demanda. A declaração foi feita no lançamento da edição dos melhores grãos da safra 2014, em São Paulo.

Fonte: Daniel Medeiros/Arquivo Pessoal

– As informações que recebemos indicam que o abastecimento é justo, apertado, considerando números oficiais de previsão de safra e estoque – informa Herskowicz.

Segundo Nathan, as previsões sugerem que o Brasil deve exportar cerca de 36 milhões de sacas em 2015, mesmo volume do ano passado, ou um pouco abaixo, para um consumo interno de 21 milhões de sacas, que é ligeiramente superior às 20 milhões de sacas de 2014.

– Vamos utilizar toda a safra 2015, estimada entre 46 milhões e 47 milhões de sacas, além dos estoques remanescentes. Com isso, vão desaparecer de 54 milhões a 57 milhões de sacas e não haverá excedente – acrescenta Nathan.

O resultado do balanço é que o mercado de café deve apresentar cotações firmes, com alta volatilidade, até o fim da colheita, no fim do ano.

Leilão da Conab 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou nesta quinta-feira, 30, o leilão de venda de 2,44 toneladas de café, em que 70,1% do total ofertado foi comercializado. Este percentual corresponde a quase 1,72 mil toneladas do produto. O leilão arrecadou mais de R$ 10,7 milhões.

O leilão que seria na quarta-feira, 29, e transferido para hoje, vendeu o café em grãos, ensacado e está depositado nas unidades da Conab em Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. O grão foi vendido para Vitória, no Espírito Santo, Goiânia, em Goiás e para as cidades de Juiz de Fora, Campos Altos, Perdões e São Sebastião do Paraíso, todas em Minas Gerais.

Os interessados em participar dos leilões devem estar cadastrados perante a Bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação e em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (SIRCOI).