Rabobank eleva estimativa de déficit global de café 2016/2017 para 2,5 mi de sacas

Estimativa se deve em grande parte ao ajuste da previsão para esta safra de robusta, especialmente no Brasil, onde os grãos foram severamente danificados por meses de seca

Fonte: Suelen Farias/Canal Rural

O Rabobank elevou a sua estimativa para o déficit de café na temporada 2016/2017 devido à revisão para baixo da expectativa de colheita de robusta. O banco holandês prevê agora um déficit global de café de 2,5 milhões de sacas, ante 2,2 milhões de sacas em junho. O déficit mundial inclui tanto arábica quanto robusta, que servem a mercados ligeiramente diferentes e são cultivados em diferentes regiões.

A estimativa se deve em grande parte ao ajuste da previsão para esta safra de robusta, especialmente no Brasil, onde os grãos foram severamente danificados por meses de seca.

“O clima em regiões brasileiras continua mais seco do que o normal, e esperamos que muitos reservatórios estejam esgotados agora”, disse o banco. Embora algumas das plantas estejam florescendo, elas vão precisar de mais chuva a fim de se desenvolver, segundo o Rabobank.

Segundo o banco, o Brasil deve produzir 52,4 milhões de sacas de café nesta temporada, contra 52,6 milhões de sacas da estimativa anterior. As previsões para a maioria dos países produtores, incluindo Vietnã, Colômbia e Indonésia, ficaram inalteradas.