Rio de Janeiro será a capital do petróleo entre os dias 13 e 16 de setembro

Cidade sediará a Rio Oil & Gas Exposição e Conferência 2010, no Centro de Convenções do Riocentro; Sebrae é parceiro do maior evento de P&G da América LatinaDesde 1982, a cada dois anos a cidade maravilhosa se transforma, no mês de setembro,  na capital do petróleo. Entre os próximos dias 13 e 16, o Rio de Janeiro vai sediar a décima quinta edição da Rio Oil & Gas Exposição e Conferência 2010, no Centro de Convenções Riocentro.

Maior evento do setor da América Latina, o encontro é uma oportunidade de discutir tendências e conhecer inovações, além de prospectar e fechar negócios. A realização é do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em parceria com a Petrobras, entre outras empresas e instituições.

? A Rio Oil & Gas já se consolidou no calendário da indústria mundial como um evento que atrai as principais empresas, o melhor da tecnologia e as discussões de maior interesse do setor ? explica João Carlos de Luca, presidente do IBP e do comitê organizador.

A escolha da capital fluminense tem motivo: o Estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo (80%) e gás (50%) do País. O público-alvo da Rio Oil & Gas é composto por empresários, profissionais, universitários e técnicos do setor, para os quais a inscrição é gratuita. Os demais visitantes pagam taxa de R$ 100.

O tema da Rio Oil & Gas 2010 é: “Do petróleo ao biocombustível: integrando conhecimento e ampliando os limites”.

O tema remete a uma questão que está colocada hoje para todo o setor de energia.

? As empresas que atuarem com a antiga visão segmentada dos negócios vão desaparecer ? afirma Carlos Eugenio Ressurreição, presidente do comitê técnico do evento.

Entre os assuntos que estarão em debate nos quatro dias do encontro estão as descobertas de petróleo na camada pré-sal, a regulação do mercado de gás natural no Brasil e os biocombustíveis, além de temas relativos ao desenvolvimento da indústria nacional e à inovação tecnológica.

A expectativa é de que, nesta edição, o evento baterá recordes de público, número de congressistas e de empresas estrangeiras e multinacionais. São aguardados 40 mil visitantes. Doze pavilhões serão ocupados por empresas do Reino Unido, Noruega, França, Estados Unidos, Holanda, Dinamarca, China, Argentina, Bélgica, Alemanha, Canadá e Itália.

Rodadas de negócios

O Sebrae e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) coordenarão as rodadas de negócios internacionais e nacionais, a serem realizadas na área destinada à Exposição. Os encontros entre empresários brasileiros e estrangeiros vão ocorrer no dia 13, das 15 às 19h. Cerca de 70 empresas integrantes do Prointer P&G e Brazilian Supply Oil & Gas Onip/Apex vão negociar com 45 empresas estrangeiras inscritas nas rodadas internacionais.

Já as rodadas nacionais de negócios vão acontecer nos dias 14, 15 e 16, das 14h às 18h, no estande especial no pavilhão 3. Ao todo, estão inscritas 28 empresas âncoras e mais de 225 fornecedoras. Esses encontros de negócios são exclusivos para MPE apoiadas pelo Convênio Sebrae/Petrobras, integrantes das Redes Petro e cadastradas na Onip. Nesta edição, o número empresas nas rodadas aumentou em relação à Rio Oil & Gas 2008, quando 24 empresas-âncora e 197 fornecedoras participaram.

Treze Redes Petro, organizações que reúnem empresas da cadeia produtiva nos estados, estarão com estandes montados nos pavilhões 2 (CE, RN, AL, SE, BA, ES, MG, PR  e RJ, que tem quatro redes) e 3 (RS) do Riocentro. Algumas reuniões de negócios internacionais também vão ocorrer nos estandes das Redes Petro, ao longo da Rio OIl & Gas 2010. Entre elas se destacam: missões da Espanha (dia 13, às 14h, no estande do Sebrae/RJ); da Holanda (dia 14, das 14 às 16h, no estande da Rede Petro Bahia); e Centro Empresarial de Madri (dia 14, às 15h, no estande do Sebrae/AL).

No dia 13, às 19h, será lançado o Petronor III (Projeto de P&G da Região Norte), apoiado pelo convênio Sebrae/Petrobras, e o livro ‘Inovação Tecnológica na Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia’, no estande Rodada Nacional de Negócios, no pavilhão 3.

Cinco mil delegados e 705 trabalhos científicos estão inscritos na Conferência da Rio Oil & Gas 2010. O número de painéis e sessões técnicas subiu 50% em relação à edição de 2008.