Saiba como fazer o manejo integrado para a broca-do-café

Vídeo e cartilha foram desenvolvidos por parceria entre entidades do setor para orientar produtores no combate a essa praga

Fonte: SNA/Divulgação

Preocupadas com o ataque de uma das principais pragas da atividade cafeeira, entidades do setor privado se uniram na elaboração de um material que orienta sobre o manejo integrado da broca-do-café. Algumas medidas simples podem ser adotadas pelo produtor para evitar prejuízos nas próximas safras e não impactar a qualidade do produto ao consumidor final.

É válido lembrar que a qualidade dos grãos beneficia todos os elos da cadeia produtiva. Descubra como fazer o manejo integrado da broca-do-café:

Além do vídeo sobre o manejo integrado da broca-do-café, as entidades do setor cafeeiro consolidaram uma cartilha, mostrando como identificar, controlar e evitar a praga.

O ataque da broca traz perdas significativas do peso dos grãos brocados, além de provocar a queda prematura dos frutos.

As perdas em peso podem chegar a 20% em momentos de alta infestação, segundo a cartilha. Há também perda na qualidade devido ao aumento do número de grãos brocados, o que deprecia o produto durante a classificação física.