Temer determina a ministérios que encontrem solução para o café

Parlamentares da bancada do Espírito Santo têm feito pressão no governo para barrar a importação e evitar que o preço do café cai

Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Michel Temer determinou ao Ministério da Agricultura e ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) que conversem e encontrem uma solução para a reclamação da indústria do café de que há problemas de abastecimento. Parlamentares da bancada do Espírito Santo, estado que lidera a produção da variedade conilon, cuja oferta no último ano caiu por causa da estiagem, têm feito pressão no governo para barrar a importação e evitar que o preço do café cai no mercado interno. 

O secretário de Agricultura do Espírito Santo, Octaciano Gomes de Souza Neto, informou pelo Facebook que o governo já suspendeu a autorização de importação de café robusta do Vietnã. “Recebi a excepcional notícia do governador Paulo Hartung (PMDB), que recebeu um telefonema (do presidente Michel Temer), informando da suspensão da medida desastrosa do ministro Blairo Maggi que autorizava a importação de café do Vietnã.”

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) se reúne na quarta-feira à tarde e deve arbitrar sobre o tema. A assessoria do secretário Octaciano Neto ressalta, no entanto, que o assunto não será analisado na reunião desta data, mas que a suspensão é temporária. 

Na semana passada, o Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) atendeu pedido da indústria, levado pela Agricultura, e isentou de imposto a importação de café robusta (conilon), sobre a qual incide alíquota de 10%, para cota de até 1 milhão de sacas de 60 kg. Conforme a decisão, a medida tem prazo de quatro meses, até maio, e a cota mensal será de até 250 mil toneladas.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, defende a liberação da importação do grão. Desde agosto do ano passado, o ministro falou em livre mercado também para a cultura, fortemente protegida no País pela pressão exercida por produtores, com um eficiente suporte político em Brasília.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um déficit de 1,2 milhão de sacas de 60 kg de café. Segundo o órgão, a medida evitaria um colapso na indústria e uma disparada nos preços do produto processado.