Açúcar: setor critica subsídios adotados por Índia e Paquistão

Países foram confrontados em encontro internacional do setor e diversos membros pediram a revisão do modelo adotado para a comercialização

Fonte: Pixabay/divulgação

O Brasil e países membros do Global Alliance for Sugar Trade Reform and Liberalisation criticaram os subsídios dados para a exportações de açúcar realizadas pelos governos do Paquistão e da Índia.

Por meio de nota, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) disse que no fórum realizado nesta terça, dia 8, em Nova York, representantes dos países membros reforçaram que os dois governos precisam reconsiderar seus mecanismos artificiais para exportação de açúcar e cumprir as regras internacionais estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e não subsidiar o produto. A expectativa é de que tanto o Paquistão quanto a Índia se comprometam com uma agenda de revisão de suas políticas a médio e longo prazo.

Na reunião, os participantes também apontaram que a União Europeia precisa estar em conformidade com o que assumiu junto à OMC e eliminar os efeitos adversos de uma superprodução e exportação de açúcar causadas por suas contravenções.

Suas reformas no mercado de açúcar não foram bem sucedidas para eliminar o excedente de produção, sustentado por altas tarifas de importação. “Não deve haver subsídio à exportação de açúcar. Os membros desse fórum vão monitorar de perto essas práticas e engajar seus governos a tomarem todas as medidas necessárias para assegurar a conformidade das regras da OMC”, afirmou, na ocasião, o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão.