Chuva reduz moagem de cana e preço do açúcar se sustenta no spot

Preços do etanol hidratado também subiram no estado de São Paulo pela segunda semana seguida

Fonte: Reprodução/Canal Rural

De acordo com o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os valores do açúcar cristal estão firmes no mercado spot paulista. Nesta segunda, dia 23, o Indicador Cepea/Esalq do açúcar cristal cor Icumsa entre 130 e 180, mercado paulista, fechou a R$ 76,31/saca de 50 kg, aumento de 1,15% em relação à segunda anterior. 

Pesquisadores do Cepea indicam que as chuvas em boa parte do estado de São Paulo, na semana passada, interromperam a produção por alguns dias. Na retomada das atividades, o açúcar produzido teve qualidade inferior. Assim, usinas optaram por atender aos contratos e estiveram retraídas do spot, cenário que sustentou as cotações. 

Etanol

Os preços do etanol hidratado também subiram no estado de São Paulo pela segunda semana seguida. Entre 16 e 20 de maio, o Indicador Cepea/Esalq do hidratado foi de R$ 1,4120/litro (sem impostos, a retirar), alta de 2,72% frente à semana anterior. 

A paralisação da colheita da cana-de-açúcar por alguns dias reduziu também a oferta de etanol. Além disso, segundo o Cepea, algumas unidades produtoras estiveram retraídas no spot, à espera de valores maiores. Parte das distribuidoras, por sua vez, adquiriu somente o volume necessário, enquanto outras, de olho no feriado da próxima quinta, dia 26 (Corpus Christi), abasteceram seus estoques.