Clima provoca perda de 25% na produtividade da cana em SP

Canaviais enfrentaram excesso de chuva durante desenvolvimento, que também impediu tratos culturais

Embora a colheita esteja sendo realizada sob céu azul e tempo bom, a cana-de-açúcar produzida na região de Piracicaba (SP) teve sua qualidade e rendimento seriamente afetados pelo clima. Produtores estimam perdas de até 25% na produtividade devido ao excesso de chuvas.

A água em abundância resultou em brotações irregulares nos canaviais. O técnico agrícola José Penatti afirma que, entre setembro e dezembro do ano passado, a cultura recebeu quase 700 milímetros de chuva, atrasando a safra. “Teve usina que acabou não moendo toda a cana, devido ao excesso de chuva. Como a colheita é mecanizada, isso provoca pisoteio na lavoura, o que vai se refletir na safra que vem aí”, diz ele.

O presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana-de-Açúcar de São Paulo (Coplacana), José Coral, afirma que o clima também impediu processos como adubação e tratos com defensivos e inseticidas. Isso teria causado a perda de 4 milhões de toneladas de matéria-prima. Em etanol, isso representaria 320 milhões de litros que deixarão de ser comercializados.

“Costumo dizer que a agricultura é uma indústria a céu aberto: se chove demais, prejudica; se chove de menos, prejudica (também). Não tem o que fazer. Neste ano, o agricultor tinha um pouco de esperança, mas vai perder 20% na média, principalmente os médios e pequenos”, acredita Coral.

José Clovis Cassarim, por exemplo, prevê que sua colheita deva encolher em torno de 10 mil toneladas, o que representaria um prejuízo de R$ 700 mil. Segundo ele, o clima ruim só fez piorar o cenário para um setor que tem sofrido com baixos investimentos oficiais nos últimos cinco anos.