Geadas atingem lavouras de cana em Mato Grosso do Sul, diz Udop

Fenômeno ocorreu na região sul do estado por duas vezes; 16 usinas locais relataram o problema

Fonte: Eduardo Teixeira | Divulgação

A frente fria seguida de uma forte massa de ar polar trouxe o registro de geadas em lavouras de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul, informou nesta quarta-feira, dia 19, a União dos Produtores de Bioenergia (Udop). Segundo a entidade, a região sul daquele estado, que tem a maior parte da produção, foi atingida por duas geadas, a mais forte na madrugada desta quarta. Em 16 das 20 usinas houve relato do fenômeno.

“As usinas já vinham fazendo o dever de casa, por meio de um manejo de variedades e de colheita, e estavam se prevenindo contra a possibilidade de geadas. Mas a abrangência foi quase total e pode haver prejuízos”, informou o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (BioSul), Roberto Hollanda. Segundo ele, ainda é cedo para apontar os danos e “somente após uma a duas semanas é que poderemos quantificar as perdas”.

As geadas em canaviais atingem as folhas e prejudicam o desenvolvimento das plantas. Com isso, lavouras precisam ser colhidas antecipadamente, perdendo produtividade. Já nas plantas colhidas para o processamento na atual safra e que aguardam a rebrota para o próximo, em 2018, o impacto é pequeno. Mato Grosso do Sul deve colher 51,4 milhões de toneladas de cana na atual safra.

Confira fotos de geadas em todo o país: