Governo quer acabar com a taxação do etanol importado

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que a medida poderá ser uma moeda de troca para os Estados Unidos retirar o embargo à carne brasileira

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou nesta terça-feira, dia 16, que o governo está estudando retirar a taxação do etanol importado pelo Brasil.

Segundo Maggi, a taxação que foi colocada no produto aconteceu em um momento difícil da indústria do etanol brasileiro, mas como o preço da gasolina subiu muito nos últimos meses, devido à nova política de preços da Petrobrás, a retirada não deverá ser tão impactante para o setor.

A medida também poderá servir como moeda de troca para os Estados Unidos retirar o embargo à carne brasileira. “Eu pedi um estudo  para a Secretaria de Relações Internacionais para que eles possam verificar se não há importância neste momento. Nós vamos pedir para a Câmara de Comércio Exterior (Camex) retirar [a taxação], então se retirar, eu vou pedir uma contrapartida, uma agilização na questão da carne para o Brasil”, explicou o ministro.

Repercussão

A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), que representa 70 mil produtores no país, reagiu a notícia e classificou como descabida a movimentação liderada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

A entidade denunciou que a ação se trata de uma visível manobra de moeda de troca para tentar negociar com o governo estadunidenses o fim da suspensão pelos Estados Unidos de importações de carne do Brasil, iniciada desde o ano passado após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.