Preço do açúcar cai pouco no primeiro mês da nova safra

Previsão de déficit global interfere nas cotações e valores tendem a alta com confirmação de escassez

A moagem da cana-de-açúcar evoluiu bem na região Centro-Sul em abril, que foi o primeiro mês oficial da safra 2016/2017. Até final de abril, poucas eram as usinas paulistas consultadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) que ainda não haviam iniciado a moagem. Apesar disso, os preços do cristal caíram pouco no mercado spot paulista no mês – apenas 1,9%. 

Esse cenário está atrelado às estimativas indicando déficit global da commodity. A perspectiva é de que a Índia (maior consumidor mundial de açúcar) seja importadora líquida do produto. Caso esse cenário se confirme, os preços internacionais do açúcar podem subir com força, beneficiando os maiores ofertantes do mercado global, como o Brasil. 

Etanol

Na última semana de abril, o Indicador Cepea/Esalq do hidratado (estado de São Paulo) fechou a R$ 1,3452 por litro (sem impostos, a retirar), queda de 1,99% frente à semana anterior (de 18 a 22 de abril). O Indicador Cepea/Esalq semanal do anidro foi de R$ 1,5466/l (sem impostos e sem frete) entre 25 e 29 de abril, com recuo de 0,93% frente ao anterior. 

No geral, os valores dos etanóis estiveram em queda em praticamente todo o mês de abril no estado de São Paulo, devido ao clima seco, na maior parte da região Centro-Sul, que favoreceu a moagem de cana-de-açúcar.