MS oferece 80 vagas gratuitas de cursos em zootecnia e agricultura

Para concorrer à vaga, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental e 18 anos completos até a data da matrícula, prevista para janeiro

Fonte: Prefeitura Municipal de Piraí

Termina na próxima quarta-feira, dia 10, o prazo para inscrições no processo seletivo para cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Ao todo, são 200 vagas distribuídas em quatro cidades, sendo 40 destinada ao curso técnico em Agricultura, na cidade de Pontaporã, e outras 40 em zootecnia, na cidade de Nova Andradina.

Para concorrer à vaga, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental e 18 anos completos até a data da matrícula, prevista para janeiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Central de Seleção do IFMS, onde também está disponível o edital nº 077/2017, com as regras do processo seletivo.

Cotas

Metade das vagas, segundo a instituição, é reservada a candidatos que cursam a escolaridade mínima exigida na rede pública, comprovarem renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, e/ou aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção por essas vagas deverá ser feita no ato da inscrição. Na matrícula, o candidato terá que obrigatoriamente apresentar a documentação que comprove a condição de cotista.

Cronograma

Os candidatos serão selecionados e classificados por meio de sorteio eletrônico, marcado para 15 de janeiro. A previsão é que a classificação final e a primeira chamada sejam divulgadas no dia 19. As matrículas dos convocados na primeira chamada deverão ser feitas entre 22 e 26 de janeiro. O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro.

Na modalidade Proeja, o estudante faz o ensino médio e as disciplinas do técnico ao mesmo tempo. O curso tem duração de três anos. Ao final, o formando poderá ingressar no mundo do trabalho ou no ensino superior.