Pronatec oferece 4.560 vagas em 208 cursos voltados para a agricultura familiar

Aulas acontecem em 18 estados brasileiros e treinam mão de obra para as necessidades locais 

Fonte: Carlos Alberto/Imprensa (MG)

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo) está com 4.560 vagas abertas para 208 cursos voltados aos produtores rurais de 18 estados brasileiros, entre eles Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Tocantins. Os agricultores familiares jovens, assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais já podem fazer a pré-matrícula no curso pretendido. A previsão é que as turmas comecem até o dia 31 de outubro.

Segundo o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Ramos Roseno, a capacitação é fundamental para o fortalecimento dos produtores familiares.

“Criar condições, por meio de políticas públicas e de ações efetivas, para que os jovens do campo permaneçam na área rural é um grande desafio. E fortalecer as capacidades produtivas e gerenciais no campo por meio da oferta de cursos, como o Pronatec Campo, é uma maneira de vencer essa barreira. Um produtor rural com acesso à educação profissional será capaz de gerir sua propriedade com mais eficiência, e os resultados serão mais qualidade de vida e geração de renda no rural brasileiro”, afirma o secretário.

Ao todo, 172 municípios terão novas turmas do programa. Os cursos são elaborados a partir das especificidades de cada região do país. No Amazonas, por exemplo, haverá capacitação para açaicultor; no Piauí, terá curso de criador de peixes em viveiros escavados; no Espírito Santo, há vagas para beneficiador de produtos extrativistas; no Rio Grande do Sul, curso de produtor agrícola familiar nas culturas de milho e sorgo; e em Goiás, de agente de desenvolvimento cooperativista.

Em 15 estados haverá, ainda, o curso de agricultor familiar – um dos mais procurados pelo público-alvo do Pronatec Campo –, com duração de 200 horas. Todas as capacitações são de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas.

Inscrição

Para fazer parte de uma das turmas, os interessados devem procurar as Delegacias Federais do Desenvolvimento Agrário (DFDAs/Sead) em seu estado, bem como os parceiros do programa, entre eles a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) e as prefeituras municipais, para fazerem a pré-matrícula.

Após essa etapa, os interessados devem procurar diretamente a instituição de ensino ou o portal do Pronatec, na internet, para efetuar a inscrição no prazo de três dias antes do início do curso. Sobrando vagas, as inscrições podem ser realizadas diretamente nas instituições de ensino até completar 20% da carga horária prevista para a capacitação.