Alerta de greening: produtores precisam intensificar combate à doença

Fundecitrus emite alerta após captura do inseto aumentar 52%, entre julho e agosto, nas armadilhas instaladas para monitoramento da população do inseto responsável pela transmissão

Fonte: Pixabay/divulgação

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) informou nesta quinta, dia 14, ter divulgado alerta fitossanitário para que citricultores intensifiquem o controle da Diaphorina citri, inseto transmissor do greening, considerada a pior praga dos pomares.

O alerta ocorre após o Fundecitrus constatar o aumento de 52% na captura do inseto entre julho e agosto nas armadilhas instaladas para o monitoramento da população da Diaphorina citri em pomares de laranja em São Paulo e Minas Gerais.

O engenheiro agrônomo do Fundecitrus responsável pelo sistema, Ivaldo Sala, informou que um dos principais motivos para o aumento da população do inseto foi o incremento das brotações das plantas. 

“Das armadilhas monitoradas pelo sistema, 45% estão instaladas em árvores com estágios vegetativos iniciais, os preferidos pelo inseto para se alimentar e reproduzir”.

Segundo o Fundecitrus, as brotações “são portas de entrada” na planta para uma série de microrganismos, inclusive a bactéria causadora do greening, cujo vetor é a Diaphorina citri.

“As pesquisas do Fundecitrus mostram que, por causa da maciez do tecido em desenvolvimento e da qualidade nutricional, o inseto prefere predominantemente os brotos novos às folhas maduras para se alimentar e reproduzir”, informou a instituição. 

O controle do inseto é feito principalmente por meio da aplicação de defensivos químicos.