Aplicativo calcula dosagem certa de defensivos em citrus

Sistema faz cálculos exatos e ajuda produtor a evitar prejuízos no momento de manejar os pomares

Fonte: Suelen Farias/Canal Rural

A pulverização faz parte da rotina de manejo dos pomares de citros. A aplicação de defensivos é necessária para combater as pragas que prejudicam o desenvolvimento das plantas e frutas. Uma das maiores dúvidas dos produtores é a quantidade correta do produto a ser utilizada, uma tarefa que deve ficar mais simples com a ajuda da tecnologia. 

Recentemente, o Fundecitrus lançou um aplicativo que possibilita obter a recomendação personalizada para cada praga que deve combatida. O sistema consegue informar se o volume de calda é compatível com a praga.

É possível fazer o cálculo de aplicação para leprose, pinta preta, cancro cítrico, podridão floral e psilídio. O citricultor também sabe exatamente quantos quilos de produto por litro de água devem ser aplicados no pomar. 

A diferença é facilmente notada pelos produtores. Jianderson Carmona percebeu que usou mais defensivo do que era necessário e amargou um prejuízo elevado de R$ 30 mil. “Vimos aqui na aplicação do cobre metálico que o volume da calda até está correto, mas o produto podia ter uma redução de cerca de 40% na dose. Na certa é prejuízo, porque você teria a mesma eficiência com uma dose muito mais baixa”, afirma o produtor.  

Além da economia e melhor manejo dos pomares, o uso racional dos produtos e da água também gera benefícios para o meio ambiente. “Temo a diminuição da contaminação ambiental. Deixamos de mandar menos produto para o solo e também menos produto para o ambiente, que é aquele que o vento leva e as gotas que se evaporam para o ambiente, para a atmosfera”, destaca o pesquisador do Fundecitrus, Marcelo Scapin.