Defesa Agropecuária realiza treinamento para controle do cancro cítrico em SP

Ação da Defesa Agropecuária envolve 40 regionais e promete reduzir o inóculo da praga e viabilizar a comercialização de frutos sem sintomas da doença

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

Visando a implantação do Sistema de Mitigação do Risco (SMR) para a praga cancro cítrico, causada pela bactéria Xanthomonas citri subsp. Citri, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária iniciou, neste mês de março, um treinamento com o corpo técnico de 40 regionais do estado de São Paulo.

“A iniciativa faz parte das ações que objetivam reduzir o inóculo da praga e viabilizar a comercialização de frutos sem sintomas, mesmo quando provenientes de talhões com ocorrência da praga e que apresentem baixo nível de contaminação”, disse o coordenador da Defesa, Fernando Gomes Buchala.

O primeiro treinamento ocorreu na sede do Escritório de Defesa Agropecuário (EDA) de Catanduva, em 7 de março, quando foram treinados engenheiros agrônomos de 22 regionais do estado. O segundo contou com a presença do engenheiro agrônomo, Mario Sergio Tomazela, coordenador-adjunto da Defesa Agropecuária, e foi realizado no dia 9 de março no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis. Foram treinados engenheiros agrônomos de 18 regionais.

Os treinamentos foram realizados para atualização, orientação e aplicação das legislações publicadas em atenção à IN 37/2016.

As legislações que visam a implantação do SMR cancro cítrico no estado de São Paulo são a Resolução SAA-13/2017, publicada pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim e as Portarias CDA-5 e CDA-6, ambas de 03/03/2017, publicadas pela Defesa Agropecuária. “Os técnicos treinados foram capacitados para repassar as informações aos produtores e Responsáveis Técnicos e atender os produtores rurais e demais interessados do setor citrícola”, disse Tomazela.

Paralelamente aos treinamentos foram realizados outros eventos de divulgação das novas normas em todo o estado. Uma delas foi a palestra no município de Itajobi, maior produtor e exportador de Lima Ácida Tahiti do Brasil, com a presença de mais de 150 participantes. Outra foi a reunião da Câmara Setorial de Citros em Cordeirópolis e treinamento com Responsáveis Técnicos habilitados na sexta-feira, dia 10 de março, na sede do EDA de Catanduva.