Dólar alto pode favorecer setor de citrus

Suco de laranja exportado para os Estados Unidos ganha competitividade com valorização da moeda frente ao realAs indústrias de suco de laranja esperam se beneficiar da alta do dólar na próxima safra. Os reflexos positivos podem chegar até os produtores, mas, por enquanto, os preços estão mais baixos do que no mesmo período do ano passado.

Fonte: Canal Rural

No sítio de Oscar Simonetti, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, a época é de colheita da laranja. O produtor rural tem 192 hectares e espera colher agora em março, 20 mil caixas de laranja natal. Essa é uma das cinco variedades da propriedade, que produz em média duas caixas de 40 quilos por pé. Só que esse ano o agricultor não ficou satisfeito com o preço pago no mercado brasileiro, que está 50% menor do que no ano passado. Ele está recebendo R$ 15 pela caixa, enquanto em 2014 ela chegou a valer R$ 23.

– Não chega a dar prejuízo, mas isso prejudica a lavoura. Nós esperávamos mais e acreditamos que essa redução ocorreu por causa dos problemas na economia – indica Simonetti.

Apesar do preço em março não compensar tanto aos produtores paulistas, a perspectiva é de melhora a partir da próxima safra, em junho. É que com a valorização do dólar frente ao real deve melhorar a lucratividade. Isso porque a perspectiva é de que aumentem as exportações de suco fresco e concentrado.

O mercado europeu está consumindo menos suco e fruta in natura. Em compensação, a demanda americana deve aumentar com a redução da produção de laranja no estado da Flórida. A analista de Citrus do Cepea Fernanda Geraldini projeta dois cenários para a próxima safra:

– Um de valorização do dólar e bons preços pagos aos produtores; o outro tem a ver com a demanda por suco de laranja na Europa e Estados Unidos. Temos que ver como será isso – aponta Fernanda.

A estimativa das principais consultorias de mercado é de que o estoque de suco brasileiro fique em 448 mil toneladas, 16% menos que no ano passado. Para a CitrusBR, o cenário de alta do dólar é bastante favorável para a indústria de suco, mas é preciso ter cautela.

– O dólar alto favorece o produtor de laranja, mas ainda estamos analisando os números pra ver se isso será concretizado. Não dá pra falar sobre algo que vai acontecer lá em junho, mas a perspectiva é boa – interpreta Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR.