Novos casos de morte súbita são relatados em pomares de laranja de SP

Doença que mata a planta carregada com frutos está presente em 13 municípios de Minas Gerais e, agora, em 35 de São Paulo

Fonte: Foto: Fundecitrus

Produtores de laranja da região norte e noroeste do estado de São Paulo relataram, nos meses de julho e agosto, o aparecimento de novos casos da doença conhecida como morte súbita dos citros (MSC), em seus pomares. Ela provoca, em muitos casos, o definhamento e a morte repentina da planta carregada de frutos. Os casos foram registrados em Olímpia, Guapiaçu, Barretos, Paranapuã e São João das Duas Pontes.

Descoberta em 2001, no sul do Triângulo Mineiro, a doença já se espalhou por pelo menos  13 municípios de Minas Gerais e 35 em São Paulo. A MSC não foi relatada em outras regiões citrícolas do estado paulista.

De acordo com o pesquisador do Fundecitrus Renato Beozzo Bassanezi, em anos com alta quantidade de frutos na planta e inverno com um período de seca prolongado, como o atual, os sintomas de MSC aparecem mais rapidamente e são mais agressivos.

Sintomas

O sintoma característico da doença e que confirma o seu diagnóstico é a cor amarela, tendendo para o alaranjado, que aparece na parte interna da casca do porta-enxerto, logo abaixo do local de enxertia e é visível ao retirar a casca e raspar as suas camadas internas. Outros aspectos facilmente observados pelos citricultores é a perda generalizada do brilho das folhas por toda a copa da planta, acompanhada por desfolha parcial, e a ausência de brotações no porta-enxerto e na parte interna da copa.

“A doença afeta todas variedades de laranja enxertadas em limoeiros Cravo, Volkameriano e Rugoso, portanto, deve-se evitar o plantio nesses porta-enxertos na região onde a doença está presente”, diz Bassanezi. A solução é plantar mudas em porta-enxertos tolerantes, como Citrumelo Swingle e as tangerinas Cleópatra e Sunki. Neste caso, deve-se lembrar que plantas enxertadas nestes porta-enxertos são menos tolerantes ao déficit hídrico do que as enxertadas em limoeiro Cravo e devem ser irrigadas para produzirem melhor.