Safra de laranja será maior do que o esperado

O balanço positivo foi desencadeado, principalmente, pelas chuvas acima da média histórica no início da safra e pela intensificação dos tratos culturais dos pomares

Fonte: Reprodução

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) divulgou nesta segunda-feira, dia 11, mais uma estimativa da safra de laranja 2017/2018, que apontou uma produção de 385,20 milhões de caixas de 40,8 quilos cada. Esse valor corresponde a um aumento de 2,98% em relação à estimativa de setembro e 5,69% ao número inicial divulgado em maio.

Do total projetado, 95,50 milhões de caixas são de variedades precoces, 118,19 milhões de caixas de meia estação e 171,51 milhões de caixas de tardias.

O balanço positivo até o momento foi desencadeado, principalmente, pelas chuvas acima da média histórica no início da safra, que voltaram a cair nas regiões produtoras em outubro, atingindo 147 milímetros em média e, em novembro, 227 milímetros, após a estiagem que se estendeu de julho a setembro, de acordo com os registros da Somar Meteorologia.

Além do clima, o bom desenvolvimento da safra está associado à intensificação dos tratos culturais dos pomares, que pode ser constatada com o crescimento da demanda de insumos usados no manejo nutricional e fitossanitário registrado no último ano na citricultura.

Os dados observados até a divulgação desta reestimativa mostram que os frutos colhidos de todas as variedades nesta safra estão com peso médio acima da projeção inicial. A expectativa em maio era a de que cada fruto chegasse à colheita pesando em média 154 gramas, porém, em setembro, o peso unitário passou para 158 gramas e já está em 162 gramas. O ganho de peso foi o principal motivo que provocou o aumento da produção das variedades precoces em setembro e continua sendo o fator determinante para o incremento das variedades de meia estação e tardias nesta reestimativa.

Os dados provenientes do monitoramento contínuo da safra indicam que já foram colhidos 99% dos talhões das variedades precoces. A colheita da pera rio atingiu 89%, a da valência e valência folha murcha está em 58% e a da natal em 50%. Considerando todas as variedades, já foi colhido cerca de três quartos da produção. Da safra total, cerca de 29,43 milhões de caixas deverão ser produzidas no triângulo mineiro.