Venda de laranja aquece e indústria retoma moagem

Em janeiro, oito unidades das grandes empresas estão em operação, do total de dez no ciclo 2015/2016

Fonte: Divulgação/Pixabay

As vendas no mercado paulista de laranja in natura estão um pouco mais aquecidas nesta semana. Segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), contudo, não há sinal de maior demanda – o aumento das vendas é apenas reflexo da necessidade de reabastecimento das unidades varejistas. Os preços, por sua vez, seguem firmes, principalmente para a laranja pera, cuja oferta atualmente se restringe basicamente às frutas temporãs. 

Na parcial da semana (segunda a quinta-feira), a pera tem média de R$ 18,22/cx de 40,8 kg, na árvore, ligeira alta de 0,6% ante a semana passada. 

Moagem

Nesta semana, indústrias de laranja retomaram a moagem da fruta. No período de festas de final de ano, a maioria das unidades havia interrompido as atividades, para realizar manutenções. Em janeiro, segundo colaboradores do Cepea, oito unidades das grandes empresas estão em operação – de 10 que operaram em 2015/2016, devendo permanecer abertas pelo menos até o final deste mês. Algumas unidades, no entanto, devem estender o recebimento de frutas até meados de fevereiro.