Vendas de laranja sobem em São Paulo

Demanda aumenta, mas é insuficiente para provocar valorização do produto, diz Cepea

Fonte: Pixabay / Divulgação

As vendas de laranja in natura aumentaram nesta semana em São Paulo, mas foram insuficientes para elevar os preços, afirma levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

De 13 a 16 de julho, a laranja pera teve preço médio de R$ 11,46 a caixa de 40,8 quilos, na árvore, queda de 0,3% ante o registrado na semana passada.

O aumento das vendas foi provocado por um ligeiro crescimento da demanda, resultado do clima um pouco mais quente no estado. No entanto, os preços estão sendo prejudicados pelo excesso de oferta.

As indústrias estão recebendo frutas em estado precoce e o volume ainda é insuficiente para restringir a disponibilidade das variedades no segmento de mesa.

Quanto às exportações de suco de laranja, o Cepea diz que o desempenho na temporada 2014/2015 foi muito bom, registrando o maior volume dos últimos cinco anos – 1,19 milhão de toneladas. A demanda dos principais importadores – União Europeia (UE) e Estados Unidos – foi alta, apesar da tendência de queda no consumo.