Deputados vão discutir situação do CAR

Comissão convoca audiência pública e convida a ministra do Meio AmbienteA Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados convocou para essa quinta, dia 30, uma audiência pública para discutir a atual situação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), cujo prazo está marcado para a próxima terça, dia 5. 

Fonte: Canaoeste

Entre os convidados a discutir o tema na Comissão estão a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Filho, e o presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Robson Braga de Andrade.

A expectativa é de que seja discutida a prorrogação do Cadastro. Segundo levantamento do Ministério do Meio Ambiente, apenas 700 mil dos 5,4 milhões de imóveis rurais do país foram cadastrados no CAR ao longo de quase um ano, o correspondente a 150 milhões de hectares.

– É notória a dificuldade enfrentada pelos produtores para o preenchimento desse cadastro, o que tem impossibilitado o cumprimento do prazo na data estipulada – afirmam os deputados Evair de Melo (PV-ES) e Luiz Cláudio (PR-RO), que solicitaram a audiência.

O CAR é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. A inscrição é obrigatória para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses), sejam eles públicos ou privados, e áreas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território. Além de obrigatório, o CAR será exigência para a concessão do crédito agrícola a partir de 28 de maio de 2017.