Após alta motivada por protestos, preço da soja apresenta tendência de queda

Boletim diário da AGR Brasil aponta também que preço no mercado físico brasileiro não deverá apresentar valores melhores que os autaisApós operar com muita volatilidade no pregão anterior, a Bolsa de Chicago (CBOT) nesta quarta, dia 25, mostra uma tendência de queda, principalmente após o governo ter entrado na Justiça contra a greve dos caminhoneiros. A soja continua sem uma tendência clara, subindo um dia e caindo no outro. A análise faz parte do boletim diário da consultoria AGR Brasil.

Segundo o relatório, os preços de soja física no Brasil não deverão acompanhar os picos em Chicago. Isso se dá por dois principais motivos: a oscilação do dólar no Brasil e o recuo de prêmios.

Com a entrada de nova safra recorde de soja no Brasil, a tendência é de prêmios cada vez menores, o que pode amortecer alguns movimentos de alta da soja no mercado internacional. Ou seja, para o produtor que segura a soja de olho nas altas de Chicago, um dólar em queda e prêmios menores podem dar menos rentabilidade mesmo com a soja acima de US$10,00.

A partir de agora, o mercado se volta para o relatório de intenções de plantio nos EUA durante março. Oscilações no preço podem ser sentidas também com variações no ritmo e destino da demanda.

A expectativa é de leve aumento nas intenções de plantio no relatório do dia 31 de março e, também, de que o Brasil e Argentina dominem as exportações de março em diante. Com isso, a possibilidade de novo recuo rumo à baixa do patamar recente de preços (US$9,50 soja maio) é bastante real.

A soja novembro vem ganhando terreno contra o milho para dezembro. Isso está mandando a mensagem errada ao produtor americano, encorajando-o a plantar mais soja, mesmo com estoques americanos e globais enormes.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) começa a entrevistar produtores nesta sexta, dia 27, para saber a expectativa da área de plantio que será divulgada no relatório de março. É importante que a relação de preços entre milho e soja retorne para a abaixo de 2,3:1 o quanto antes ou a área de soja poderá ser ainda maior que esperada nos EUA este ano. 

Conexão Chicago

Toda segunda, às 19h, no Rural Notícias, Pedro Dejneka; tira dúvidas enviadas pelo público. Você pode enviar sua pergunta sobre preços e tendências pela fanpage do Canal Rural, pelo whatsapp 11-98524-0073 ou através do Fale Conosco do site. Saiba como obter o relatório diário da AGR Brasil no site da consultoria.