Exportação de soja dos EUA é desapontadora, diz AGR

Estados Unidos precisam vender pelo menos 1,47 milhões de toneladas por semana até o final do ano para se aproximar da média histórica de 80% do total estimado vendido até esta época do ano

Fonte: Divulgação/Pedro Revillion

A AGR Brasil, em seu relatório diário nesta quinta, dia 17, destaca que as exportações anunciadas esta semana foram “desapontadoras”, apesar de terem se aproximado de 1 milhão de toneladas na soja. O motivo é que os Estados Unidos precisam vender pelo menos 1,47 milhões de toneladas por semana até o final do ano para se aproximar da média histórica de 80% do total estimado vendido até esta época do ano. 

“As últimas três semanas registraram exportações acima do nível necessário, mas que tal ritmo parece não ser sustentável por um período mais duradouro. As vendas de 911.000 toneladas esta semana ficaram bem abaixo da linha traçada, que indica a média necessária de 1,47 milhões de toneladas por semana para atingir o alvo do USDA”, diz a AGR.

Os dados podem e dever ser altos nas próximas duas semanas, com a visita da delegação chinesa aos EUA e assinatura de compromissos de compra de soja que devem ser registrados agora como vendas realizadas. Mas vale apontar que nas 11 semanas entre meados de setembro e final de novembro de 2014, os americanos venderam uma média de 1,3 milhões de toneladas, totalizando mais de 14 milhões de toneladas vendidas no período. Será necessário um número acima disso no mesmo período este ano para que o USDA mantenha suas estimativas de exportações até o relatório de janeiro 2016.