Irã usa 30% do território para o agronegócio

No futebol, o país não tem grandes resultados, mas acumula cinco participações em Copas do Mundo

Fonte: United Nations Iran

A economia da República Islâmica do Irã se apoia nas exportações fortes de petróleo e gás, mas o setor agrícola também é importante para o país do Oriente Médio: a atividade agropecuária ocupa 30,1% do território nacional.

Trigo e arroz são as duas principais culturas do país, que também produz outros grãos, beterraba sacarina, cana-de-açúcar, frutas, nozes e algodão. Já na produção animal, destacam-se laticínios e indústrias de lã e de caviar.

A população se concentra nas regiões norte, noroeste e oeste do território. Teerã, a capital do país, abriga 10% dos habitantes.

Na zona rural, é estimado que 92,2% da população tenha acesso a água potável e 82,3% a saneamento básico. Mais de 18% do território iraniano é ocupado por pastagens, enquanto 10% é considerada terra arável. As culturas permanentes, por sua vez, ocupam 1,2%.

Em 2015, o governo pediu cooperação do Brasil, principal fornecedor de carne bovina ao país, para atender à crescente demanda por alimentos. O plano era que o consumo de proteína animal dobrasse em 15 anos, acompanhando o crescimento populacional.

O Irã é o principal fornecedor de ureia com alto teor de nitrogênio ao Brasil. No ano passado, compramos cerca de 112 mil toneladas, movimentando mais de US$ 21 milhões – queda de 10,4% frente a 2016, de acordo com informações da Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Em contrapartida, o top 3 de exportações nacionais para o país asiático é formado por produtos do agro: milho em grão (4,8 milhões de toneladas), carnes bovinas desossadas e congeladas (113 mil toneladas) e soja (1,2 bilhão de toneladas). Somadas, as vendas desses produtos atingiram US$ 1,8 bilhão.

No futebol

A Seleção Melli, como é conhecido o time iraniano, participou pela primeira vez da Copa do Mundo em 1978. Na ocasião, perdeu dois dos três jogos da primeira fase contra a Holanda e o Peru. A disputa contra a Escócia foi marcada por um empate, com gol de Iraj Danaei Fard no fim do jogo.

A primeira vitória do país em uma copa foi contra os Estados Unidos, em 1998, por 2 a 1. Essa partida tinha tudo para ser complicada, já que existia certa tensão entre os dois países após a revolução iraniana. No entanto, os times entraram em campo com outro espírito: fraternidade. Os jogadores posaram para fotos juntos e trocaram presentes e abraços antes do início do jogo.

Apesar de se classificar para a disputa no Brasil, em 2014, como líder do grupo, a seleção iraniana perdeu as três partidas e marcou apenas um gol.

O Irã foi o primeiro país asiático a garantir a vaga na Rússia

Um dos grandes destaques da seleção iraniana fica fora de campo: Carlos Queiroz, treinador português, comanda a equipe pela segunda copa consecutiva.