Economista defende endividamento do país por mais investimentos públicos

O presidente do Cofecon cita como exemplo os Estados Unidos que, durante a crise econômica de 2009, gastou US$ 1 trilhão com investimentos públicos para impulsionar a economia

O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Júlio Miragaya, criticou a política econômica do governo Michel Temer. Segundo ele, em momentos de crise como este, o ideal é abrir o cofre e até mesmo se endividar em defesa do cidadão.

O economista defende mais investimentos públicos e facilidades para acesso ao crédito para a população, mesmo com rombos orçamentários. Ele é contrário ao discurso governista sobre a necessidade de ajustes financeiros, reformas e redução de gastos. “O governo tem que se endividar, está aí para isso”.

Miragaya é o entrevistado deste domingo, 23 de abril, do programa Direto ao Ponto. Ele afirmou que a política tem influenciado muito na retomada do crescimento econômico. Uma das principais críticas é à PEC do teto dos gastos, aprovada no Congresso Nacional e que já virou lei.

Segundo o presidente do Cofecon, isso atrapalha o país e os incentivos que o governo, na opinião dele, deveria fazer. Ele citou o caso dos Estados Unidos que durante a crise de 2009 gastou US$ 1 trilhão com investimentos públicos.