MG: escola é exemplo de sustentabilidade e integração

Alunos consomem alimentos produzidos na unidade, que tem marca de café e doce de leite

Fonte: Canal Rural

O Direto ao Ponto deste domingo, dia 29, mostra um bom exemplo de educação e integração com a sociedade. O campus de Muzambinho, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, tem 5.500 alunos, 180 professores em mais de 30 cursos, como o de agropecuária. Nele, os estudantes realizam projetos, pesquisas, atividade de extensão rural e produção na prática.

Todo o alimento consumido pela escola é produzido ali mesmo, na fazenda com 280 hectares. São quatro refeições diárias: 850 cafés da manhã, 850 almoços, 400 lanches e 400 jantares. Uma bela demonstração de sustentabilidade e também do alcance do ensino. A unidade tem, inclusive, a própria marca de café e de doce de leite. Com 62 anos de existência, o campus já formou cerca de nove mil profissionais.

Quem conta essa história é o diretor do campus de Muzambinho do IF Sul de Minas, Luiz Carlos Machado Rodrigues. Segundo ele, a interação com a comunidade local e a busca por novas possibilidades de ensino são os diferenciais da escola. “É preciso quebrar todos os muros”, afirmou.

Luiz Carlos diz que o objetivo é formar profissionais diferenciados, competentes e bons cidadãos para atuar na sociedade e trazer desenvolvimento. A unidade é responsável, por exemplo, por um dos cinco projetos existentes no Brasil de treinamento de cães-guias. Além de treinar os animais também ensinam as pessoas a realizar esse treinamento.

O campus de Muzambinho tem também, desde 2010, parceria com presídios da região. Ao todo, 102 cadeias já foram atendidas por profissionais e alunos da escola que oferecem cursos profissionalizantes com certificado na área de construção civil.

Outra conquista do instituto são os atletas revelados ali. Segundo Luiz Carlos, dois alunos já foram para a seleção brasileira de canoagem. “Buscamos crianças para se tornarem atletas, além de direcionar para áreas com déficit de profissionais. Os alunos também podem preparar essas crianças-atletas e serem futuros técnicos”, concluiu.

Conheça essa história no programa Direto ao Ponto deste domingo, 29/11, às 20h30.