RS lidera movimento pela criação do Dia Nacional do Vinho

Estado já celebra a data e quer se unir a outros produtores da bebida, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco

Fonte: Raquel Aviani/Mapa

O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro que tem em seu calendário oficial de eventos um dia para celebrar o vinho. O Dia Estadual do Vinho é comemorado sempre no primeiro domingo de junho. Neste ano, mais de 270 eventos enogastronômicos e enoturísticos marcaram, por todo o estado, as comemorações do Dia do Vinho – que já se estendem por duas semanas.

O evento teve, desta vez, a adesão de outras regiões produtoras de vinhos do país, como o município de São Roque, em São Paulo. Para o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá, esse movimento caminha para a criação de um Dia Nacional do Vinho. Hoje, além do Rio Grande do Sul, estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco também fazem vinhos.

Mas é do Rio Grande do Sul que ainda sai cerca de 90% do vinho nacional consumido no país. No estado gaúcho, o vinho gera quase 3.000 empregos diretos e outros milhares indiretos, mantém 20 mil famílias de pequenos agricultores no campo, envolve 100 mil pessoas em áreas como agricultura, agroindústria, gastronomia, hotelaria, universidades e turismo, e representa 1% do PIB estadual.