Diversos

Embrapa oferece curso para cultivo de plantas alimentícias em casa

Na capacitação será possível aprender sobre as suas importâncias nutricionais e como plantá-las e iniciar uma horta

Foto: Pixabay

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), através do setor Embrapa Hortaliças oferece uma capacitação para interessados no cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) em pequenos espaços e aprender sobre o seu cultivo em quintais, varandas e pequenos estabelecimentos rurais.

Essas plantas rústicas apresentam qualidades nutricionais que representam um importante papel para a segurança alimentar das famílias, que terão à sua disposição alimentos que fornecem os nutrientes necessários para uma dieta saudável e diversificada.

Mais de 300 espécies são catalogadas como PANC, sendo que 50 dessas plantas estão sendo objeto de ações de recuperação e multiplicação na Embrapa Hortaliças. O curso contempla as espécies mais conhecidas como: almeirão-de-árvore, amaranto, azedinha, beldroega, bertalha, capuchinha, cará-do-ar, caruru, chaya, chuchu-de-vento, dente-de-leão, fisális, jambu, major-gomes, mangarito, moringa, muricato.

De acordo com o pesquisador Nuno Madeira, que desde 2006 coordena os trabalhos com essas plantas, acredita que além do debate a respeito da segurança alimentar, a produção e consumo destas hortaliças é uma forma de resgate histórico-cultural dos tempos em que o Brasil era majoritariamente rural.

O conteúdo do curso teve a participação de instituições parceiras, como o Instituto Kairós, de onde partiu a ideia de uma abordagem sobre a temática. De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia (TT) Henrique Carvalho, o sucesso do curso “Hortas em Pequenos Espaços” foi apontado pela gestora do instituto, Ana Flávia Borges, como possível de ser replicado com as PANC

“Em contato com a equipe de TT, ela apontou o potencial das espécies, não apenas como fonte de nutrientes e de segurança alimentar, mas também pela possibilidade de serem cultivadas em quintais, jardins e vasos, com baixo custo e pouco esforço de manutenção”, destaca Carvalho

Objetivos

No curso, o participante vai conhecer formas de começar uma horta PANC, como a preparação de compostagem e vermicompostagem, o uso de adubação verde, quais recipientes e solos mais adequados. Além de planejar a produção de acordo com o espaço disponível, escolher as hortaliças PANC mais apropriadas e onde encontrar sementes e mudas para iniciar sua horta. Na capacitação também estão inclusos vídeos, leituras complementares e uma avaliação de aprendizagem.

O curso tem uma carga horária total de 12 horas e as inscrições já estão abertas. Foram disponibilizadas 10 mil vagas para a primeira turma, que podem ser ampliadas a depender do público interessado. As vagas são limitadas e a capacitação ainda não possui data de início. Você pode se inscrever clicando aqui.