Abertura da 37ª Expointer reúne autoridades e dirigentes do agronegócio

Uma das principais feiras de agronegócio da América Latina ocorre em Esteio (RS) e termina neste domingo, dia 7A Expointer 2014 foi inaugurada oficialmente na manha desta sexta, dia 5, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A cerimônia contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e outras autoridades. Durante o evento, foi entregue a Medalha Assis Brasil, que premia as personalidades da agricultura e pecuária do Rio Grande do Sul.

• Veja a cobertura completa da 37ª Expointer

Além da premiação, ocorreu o desfile dos grandes campeões de 2014, cerca de 4900 animais foram inscritos para as condecorações da feira. Cruzaram o gramado da pista central, em frente às autoridades, cerca de exemplares de gado tanto de corte quanto de leite, búfalos, cavalos, cabras, ovelhas e aves.

O presidente do Sindicato das Indústrias, Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier, afirmou durante a solenidade que as vendas do setor nesta edição ultrapassaram R$1 bilhão, número inferior ao de 2013. Apesar disso, Bier disse que os recordes alcançados na safra gaúcha se devem a tecnologia. Ele destacou também a parceria entre empresários e poder público para o crescimento agroindustrial.

Já o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Faetag) pediu mais investimentos, menos burocracia para as agroindústrias e uma solução para os conflitos indígenas. Além disso, ele ressaltou a participação dos peões e pequenos produtores em toda as áreas da agropecuária e na produção de alimentos.

Uma das principais feiras de agronegócio da América Latina, a 37ª edição da Expointer chega ao final neste domingo, dia 7.

Veja a reportagem completa:

Clique aqui para ver o vídeo

Veja como foi a semana da Expointer 2014:

Clique aqui para ver o vídeo

Expointer arrecadou menos do que em 2013

Clique aqui para ver o vídeo