Animais exóticos da Expointer custam até R$ 400 mil

Exemplares raros se destacam nos pavilhões da feira, atraindo a atenção dos visitantes

Fonte: Canal Rural/reprodução

Os animais são as grandes estrelas da Expointer, feira agropecuária realizada em Esteio (RS). Principal atração para as crianças e também para o público adulto, muitos exemplares se destacam pela beleza e excentricidade, uma categoria em que há bichos cotados por até R$ 400 mil.

Esse é o valor alcançado por um campeão da raça paint, cavalo de origem americana e um dos mais rápidos do mundo. De acordo com o criador Antônio Marcelo Caleffi, a raça surgiu numa época em que não eram aceitos para registro quartos-de-milha com pintas.

Ovinos de pelagem preta também chamam atenção na mostra, já que, tempos atrás, criadores descartavam exemplares dessa cor. A mudança nesse critério ocorreu por questões econômicas, já que o pelego preto (pele) atualmente é muito valorizado, conforme explica o criador Kléber Vieira.

Não precisa ter grande porte para fazer sucesso da Expointer. As galinhas da raça sedosa-do-japão, por exemplo, têm seu charme justamente no pequeno porte e nas belas penas brancas. O criador João Bergmann conta que a procura pela ave é muito grande no Rio Grande do Sul para chocar ovos de outras raças, já que ela é muito tranquila.  Além de ser boa chocadeira, ela também é boa poedeira.  

perdiz-da-califórnia é outra das preferidas do público.Criador da raça, Damien Seixas afirma que ela come basicamente ração e salada de frutas com um mix de sementes, além de verdes como couve e alface picados. “Tem que viver em gaiola área ela, porque não pode ter contato com as fezes, e manter o recinto sempre limpo”, ensina.